segunda-feira, 9 de maio de 2011

RECEITA DE FAMÍLIA - ALINE QUADROS

Olá meninas e meninos!!


Hoje tem novidade no blog!!
Vou começar a publicar as receitas de família, aquelas gostosuras que nos acompanham durante toda a vida, que nos fazem viajar no tempo...
E você também pode participar! Mande sua receita com foto + um texto explicando porque essa receita é tão especial na sua vida.


Quem vai estrear o tópico é a Aline Quadros, a minha primeira noiva de 2011! :)


Com a palavra... Aline!


Sobremesa com sabor de infância


Desde criança o almoço de Natal, dia 25/12, sempre foi na casa da minha avó paterna, chamada pela família de Menina Judite, uma portuguesa, cozinheira de mão cheia, daquelas que gostam de família em volta da mesa farta.
Sempre tinham muitas coisas gostosas pra família inteira se deliciar, mas a minha alegria mesmo era quando chegava a hora da sobremesa e ela vinha com aquela travessa linda de vidro, toda trabalhada, com a mousse de chocolate mais deliciosa que já existiu.
Todo ano pra fazer aquele suspense, meus tios ficavam durante o almoço dizendo que naquele ano minha avó não havia feito a mousse e eu corria pra olhar na geladeira! Na minha cabeça era impossível o almoço de Natal sem a minha sobremesa preferida.

Faz uns dois anos, minha avó já bastante cansada, começou a delegar algumas funções, mas o almoço de Natal continua existindo. A minha função, pra minha alegria, foi a de fazer a mousse, e pra isso ela me deu a receita que durante toda minha infância foi mantida a sete chaves.

Nunca havia tentado fazer mousse de chocolate antes dela me dar essa receita, porque pra mim a dela era, e sempre será, a melhor do mundo! Mas hoje eu faço e todos elogiam, inclusive minha avó!
É muito bom saber que um dia poderei adoçar a infância dos meus filhos, da mesma forma que ela adoçou a minha.


Mousse de Chocolate da Menina Judite


Ingredientes:
500g de chocolate ao leite
6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro


Modo de Fazer:
Derreta o chocolate em banho Maria e quando estiver completamente derretido acrescente e misture o creme de leite sem soro. Bata na batedeira as gemas com 3 colheres de sopa de açúcar até obter um creme esbranquiçado, fofo e volumoso. Bata as claras com as outras 3 colheres de sopa de açúcar até ficar em neve e bem firme. Misture o creme de gemas com o de chocolate (que já deve estar em temperatura ambiente). Quando estiver completamente misturado, acrescente aos poucos , bem delicadamente as claras em neve, misturando até que elas sumam completamente no creme. Não bata, pois isso fará com que sua mousse perca a consistência e não fique aerada. Leve a geladeira por no mínimo 24h.


Dica! Caso você goste da mousse menos doce, pode fazer com 250g de chocolate meio amargo e 250g de chocolate ao leite, ou ainda 500g de chocolate meio amargo.


Ah! É bom sempre lembrar, que a parte de bater na batedeira é uma adaptação minha, pois minha avó sempre fez a mousse batendo tudo, inclusive as claras em neve, à mão. Vai ver esse era o segredo!


contato da Aline: quadros.aline@gmail.com


Espero que tenham gostado! E conto com a participação de vocês!!!


Bjs


Já curtiu nossa página no Facebook

3 comentários:

Patty disse...

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm vou experimentar! Fiquei com água na boca!
:)
Bjinhus, Patty
http://pattybarbosas2.blogspot.com/

Aline disse...

Olá! Olha eu aí!
Espero que todo mundo faça e goste! Eu amo muitooo!

aninha disse...

Nossa deve ser maravilhoso mesmo!
bjO